E não é que tivemos mais uma oportunidade incrível de registrar não apenas dois times tradicionalíssimos do interior paulista, mas também um estádio que até então não conhecíamos? A cidade da vez foi José Bonifácio, e ela fez parte do nosso “Rolê de Pré Inverno“, realizado no último feriado de Corpus Christie, onde passamos por outras 10 cidades, que em breve serão apresentadas aqui no blog! Como o jogo seria apenas no sábado a tarde, e chegamos na sexta feira a noite, pudemos conhecer um pouco sobre a cidade, onde vivem cerca de 36 mil pessoas! A começar pela praça da igreja (com direito a coreto também!) e pelo comércio local! A gente almoçou no La Bodeguita, um restaurante bem legal tocado pelos próprios donos! E jantamos no Ateliê da Pizza, num incrível rodízio de Pizzas, regado à Refrigerante Poty (de Potirendaba, outra cidade visitada nessa tour!). De tarde ainda enchemos a cara em frente ao estádio, tomando suco de laranja e água de coco! Mas… o sábado chegou e às 15hs era o momento certo para conhecer a cultura futebolística de José Bonifácio! E lá fomos nós! Essa é a casa do José Bonifácio EC, que enfrentaria nada mais nada menos que o líder da competição, o VOCEM, de Assis! O Estádio também é conhecido como “Pereirão” e a pressão da torcida local tem ajudado o time na luta para garantir uma das quatro vagas para a segunda fase! O estádio não é tão antigo, segundo a placa lá instalada, ele foi fundado em 1979. E como a ideia é sempre apoiar, fizemos questão de comprar nossos ingressos! Assim, enfim entramos em mais um templo do futebol, até então desconhecido por nós! E logo na entrada, uma surpresa: um lindo painel reunindo fotos antigas do time e do futebol na cidade! Uma iniciativa que poderia se repetir em todos os campos profissionais! A presença da torcida local foi boa, e deve melhorar caso o time consiga se classificar para a próxima fase. A campanha até então levara o José Bonifácio EC ao 3o lugar do Grupo. Vamos conhecer um pouco do estádio via alguns vídeos feito por nós?
Taí o goleirão local, Jean Carlos que teve a missão de segurar o ataque do melhor time da competição até então!
O jogo começou truncado, como a maioria das partidas da tradicional “Bezinha“, a quarta divisão paulista! A equipe local fazia seu máximo para tentar derrubar o líder e o VOCEM respondia nos contra ataques. Destaque para a torcida Serpente do Vale, que apoiava o time o tempo todo! Com direito a faixa, batuque e bandeirão, o pessoal da Serpente transformou o Pereirão num caldeirão! Vamos ouvir o pessoal da torcida cantar:O estádio conta com 3 arquibancadas, duas nas laterais e uma atrás do gol, onde fica o pessoal da Serpente. A lateral com a arquibancada coberta estava bem cheia!
As arquibancadas no interior tem sempre uma pegada diferente do que se costuma ver nos grandes jogos. Com direito ao pessoal da rádio praticamente no meio da torcida e o pipoqueiro lá embaixo fazendo a festa do pessoal! Em campo, o jogo seguia equilibrado, com ambas as equipes parando as iniciativas do adversário com faltas, muitas delas que levavam perigo ao gol. Foi numa dessas faltas, que o zagueiro Alan, do VOCEM acabou expulso, para a alegria da torcida local, afinal, com um a mais, parecia que enfim cairia a invencibilidade do goleiro do VOCEM (que não levou nenhum gol desde sua estreia há 7 jogos). Mas, o primeiro tempo terminou com muito corre corre e com o zero a zero no placar… No intervalo, deu pra trocar uma ideia com o pessoal da torcida local pra saber um pouco mais sobre eles: A volta pro segundo tempo prometia um jogo ainda mais eletrizante. E deu pra ver que o goleiro Neto do VOCEM realmente não está invicto a toa. Fez uma partida super tranquila, sem margem pra erros.A torcida seguia fazendo seu papel e apoiando.
E também aproveitou da proximidade com o gramado pra botar uma pressão no goleiro visitante! E olha quem apareceu pra tentar segurar o ímpeto da torcida local, do alto dos seus 1,50 metros… “Ditinho”, o preparador de goleiros do VOCEM, que já é uma figurinha carimbada desta série B. Ditinho simplesmente assistiu o jogo no meio da torcida visitante, que soube levar na amizade e o tratou com muito respeito, mesmo sendo um adversário. Exemplo pra outras torcidas! O jogo foi se encaminhando para o final e mesmo pressionando, aproveitando-se do jogador a mais, mas… o zero a zero já se mostrava como placar definitivo para a tristeza da torcida local, que mesmo sabendo da importância do empate contra o líder, ouvia pelo rádio que a combinação de resultados tirava o time do José Bonifácio do G4. Vale a pena valorizar mais um jogo sem levar gols do goleiro do VOCEM. Também um destaque para a equipe técnica local que soube dominar o jogo, ainda que não tenha sido convertido em vitória. Ao fim do apito, o placar apresentava… Mas pra nós que estivemos vindo de tão longe pra conhecer o estádio e a torcida, foi muito emocionante. Um grande abraço para o amigo Gabriel, que foi um pouco do nosso “embaixador” local. E da nossa parte, fica o orgulho de ter participado e vivenciado mais uma experiência mágica!Espero que possamos voltar à cidade para novos encontros… Por hora, obrigado a todos que fizeram da nossa viagem, um momento tão marcante..
Matéria sensacional, cara. A segundona paulista tem muita história e muitas peculiaridades. Eu, no dia em que puder, saio pelo interior de SP tentando ver todos os clubes possíveis. Enquanto a oportunidade não vem, sites como esse nos oferece uma boa mostra e grandes trabalhos como esse. Parabéns e abraços!