O futebol profissional em Promissão!

Já na parte final desse rolê de setembro de 2021, depois de passar por Monte Alto, Guariba, Bebedouro, Monte Azul Paulista, Severínia, Riolândia, Cardoso, Votuporanga, Fernandópolis, Palmeira d’Oeste, Aparecida d’Oeste, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Auriflama, Araçatuba, Guararapes e Buritama, chegou a vez de conhecer o Estádio de Promissão, a 18ª cidade!

A origem da cidade está ligada ao confronto entre os indígenas locais e os posseiros, que invadiam as terras da região. Nesta época, os indígenas eram vistos como um grande empecilho do desenvolvimento do estado…

Vale ler o livro “Índios no Estado de São Paulo: resistência e transfiguração” sobre o tema:

O progresso não podia esperar, fosse pelas plantações de café que tomavam cada vez mais conta do interior, ou o desenvolvimento da Estrada de Ferro. No caso de Promissão, a Estação Ferroviária “Hector Legru” que seria inaugurada em fevereiro de 1908 veio dar apoio aos que passavam a ocupar essa terra. Foto do Blog do Giesbrecht:

A partir daí, o caminho estava aberto para novos habitantes, e seria inclusive a primeira cidade do Brasil a receber imigrantes japoneses. Em 1923, adquire autonomia municipal.

Nossa missão em Promissão era de registrar o Estádio Municipal Verano Piromalli.

A inauguração do estádio foi em 13 de julho de 1930. Aqui uma bela matéria sobre o evento (Fonte: História do Futebol).

E lá vamos nós para conhecer mais um estádio do interior de São Paulo, na pacata cidade de Promissão

O Estádio Municipal Verano Piromalli. estava fechado 🙁

O jeito foi fazer um vídeo por cima do muro pra você conhecer um pouco do campo e da parte interna:

Aqui, o gol do lado esquerdo da arquibancada:

Aqui o gol do lado direito, com uma palmeira muito bonita ali atrás!

O Estádio Municipal Verano Piromalli possui uma bela arquibancada coberta, que cobre quase toda a lateral!

No site História do Futebol existe uma linda foto de um postal do estádio, provavelmente nos anos 50 ou 60. Aparentemente, existia um lance central pequeno de arquibancada coberta e dois lances descobertos, que no futuro acabou se tornando a arquibancada acima.

Em 2021, o Estádio Municipal Verano Piromalli passou por uma reforma, com troca do gramado, com aumento das marcações para o padrão FIFA, telas de proteção, caixa d´água para irrigação, reforma dos vestiários, entre outros detalhes.

O Estádio foi a casa dos dois times que representaram a cidade no futebol profissional!

O mais antigo deles é o Promissão Esporte Clube (o distintivo vem do site Futebol Nacional), fundado em 26 de fevereiro de 1957:

Tá a fim de uma camisa retrô do Promissão Esporte Clube? O site Só Futebol Brasil oferece dois modelos (branca e preta):

O Promissão Esporte Clube estreou no profissionalismo em 1964, na 4a Divisão (chamada naquele ano de “Terceira Divisão”, uma vez que o primeiro nível era chamado de “Divisão especial”) e, para surpresa geral, outro time de Promissão disputou esse mesmo campeoanto: o Clube Atlético Internacional, fundado oficialmente em 1958. O distintivo veio do site Arquivos Futebol Brasil:

Tá a fim de uma camisa retrô do CA Internacional de Promissão? O site Só Futebol Brasil oferece dois modelos (branca e vermelha):

Veja a participação do Clube Atlético Internacional naquela 3ª divisão de 1964, que, como eu já disse, equivalia ao quarto nível do Campeonato Paulista:

E assim terminou aquele campeonato, com o time do Promissão EC em 3º lugar, a um ponto da classificação e o CA Internacional em último lugar…

Em 1965, apenas o Promissão EC seguiu na disputa, mas sua má campanha (veja tabela abaixo) acabou fazendo com que o time desistisse do profissional e seguisse no amador até os dias de hoje.

Vale ressaltar que nos anos 80, a cidade teve um time feminino que também jogou no Estádio:

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

Deixe um comentário

*