165- Camisa da Desportiva Ferroviária – ES

E já que falamos do futebol capixaba nos últimos dois posts, sendo um deles sobre a camisa do Rio Branco, é hora de falar sobre o time grená do Espírito Santo.

Assim, a 165ª camisa de futebol do blog pertence à Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce.

O time nasceu em Junho de 1963, pela fusão de cinco times formados por funcionários da Companhia Vale do Rio Doce: Ferroviário, Cauê, Guarany, Valério e Cruzeiro.

A primeira grande conquista do time foi a construção do Estádio Engenheiro José de Alencar Araripe, em Cariacica. Estivemos por lá em 2013, veja aqui como foi.

O mascote do time é um maquinista de trem. Como estava diretamente ligada à milionária Companhia Vale do Rio Doce, o time contou com um forte investimento e dessa forma mostrou-se pronto para desbancar o Rio Branco, time que até então era o principal campeão do estado. O primeiro título veio em 1964. Entre 1967 e 1968, a Desportiva registrou uma das maiores séries invictas da história do futebol brasileiro: 51 jogos. Em 1973, o time disputou o Campeonato Brasileiro e trouxe o inesquecível Fio Maravilha, que embora tenha colaborado para trazer bons públicos, não marcou um golzinho sequer… O time daquela época: Esse foi o time de 1976:

Não sei a data desta foto, mas olha que loco o estádio sendo construído…

O time conquistou o tricampeonato estadual em 79/80/81, com o time abaixo:

Aqui, o time no início dos anos 80:

Em 1981, a Desportiva realizou uma excursão para o continente Asiático, realizando em seu total nove partidas internacionais, com vitória em cinco destas partidas. Os países visitados foram Coreia do Sul, Indonésia e Qatar. Esse foi o time campeão de 1984: Em 1994, o Campeonato Brasileiro foi dividido nas Séries A e B, e a Desportiva disputou a B. Em 1994, a Desportiva atropelou seus adversários na série B. Na primeira fase, enfrentou Sergipe, CRB, Santa Cruz, Democrata e Americano, classificando-se como líder da chave. Na segunda fase, passou por América-RN, Moto Club-MA e novamente o Santa Cruz-PE. O Goiás foi o adversário da semifinal e foi vencido por 2×0 no primeiro jogo, em casa. No segundo jogo, vitória dos goianos pelo mesmo placar. Dizem que dias antes da partida, pessoas ligadas à mafia das loterias teriam oferecido a vaga à fina para a Desportiva, em troca de uma grana. Além disso, o segundo gol goiano nasceu de um penalty duvidoso. A partida teria sido encerrada aos 44 minutos, 1 minuto antes do tempo regulamentar. A história da Desportiva começou a mudar quando a Vale do Rio Doce foi privatizada em 1996 e tirou todo o apoio que dava ao clube e passou a cobrar pelo aluguel do estádio. Aqui, o time de 1996: Depois de muita disputa, a Vale acabou doando o Estádio Engenheiro Araripe para a Desportiva. Em 1999, o time acabou rebaixado para a série C do Brasileiro, e buscando um novo apoio, a Desportiva Ferroviária anunciou o início de sua gestão como clube-empresa, junto ao grupo Frannel. Nascia a Desportiva Capixaba S.A.

Pouco tempo depois, a Frannel deixou a parceria e em seu lugar entrou o grupo Villa-Forte. Nesse período veio um título estadual, em 2000, mas o time se viu rebaixado à segunda divisão estadual por duas vezes. Em 2011, tudo foi desfeito. O time voltou a ser a Desportiva Ferroviária. Em 2012, o time garantiu seu retorno à primeira divisão estadual, sagrando-se campeã da segundona capixaba. Em 2013, mais um título do Campeonato Capixaba, com uma final eletrizante contra o Aracruz no Estádio do Bambu, terminando com a vitória grená por 2×1. Que tal conhecer o hino do time?

E pra acabar, que tal torcer ao lado da Grenamor!

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

]]>

4 comentários em “165- Camisa da Desportiva Ferroviária – ES”

  1. o time acima não é de 1979,masde 1984.na ponta direita está Edu,o Bala,ex Palmeiras,Portuguesa,e o penultimo da direira para esquerda o Marcelo Oliveira,atualmente treinador do Palmeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *