O futebol em Piraju
Mais uma história do ano passado (2016), quando fomos até Assis ver o VOCEM jogar.
No caminho de volta pra Santo André, viemos pela Raposo Tavares e pudemos registrar mais um estádio, dessa vez, em Piraju.
Como sempre gostamos de fazer, antes de apresentar o estádio, um rápido olhar sobre a cidade, considerada estância turística, graças ao seu potencial natural, em especial ao Rio Paranapanema e à represa.
Vivem cerca de 30 mil pessoas na cidade.
Olha aí o cemitério Municipal…
Deixando a morbidez de lado, vamos ao tema da nossa visita, o Estádio Municipal Gilberto Moraes Lopes, casa do time do Piraju FC.
O Piraju Futebol Clube foi fundado em junho de 1957 (ou seja, completaria 60 anos esse mês, se ainda estivesse em atividades).
Aqui, o time de 1958:
Em 1962, o time fez história ao vencer o São Paulo por 2×1, em uma partida amistosa.
Dizem que mais de 6 mil pessoas teriam comparecido a este embate no Estádio Municipal.
O time participou 13 vezes da terceira divisão do Campeonato Paulista de Futebol, entre 1962 e 1968, depois em 1980, 1981, 1982, 1984, 1986 e 1987.
Aqui, o time de 1981:
Aqui, em 1982:
E por fim, o time faria em 1991 na quarta divisão sua última participação até o momento em campeonatos oficiais.
Essa foto é do time em 1990, e ficou na história por contar com Alexandre Escobar Ferreira, goleiro que iria para o São Paulo (seria o substituto de Zetti) e que infelizmente viria a falecer no início de sua carreira.
O Estádio Municipal Gilberto Moraes Lopes tem capacidade para mil espectadores.
Vamos dar uma olhada?
O estádio fica em um quarteirão bem tranquilo da cidade.
E é um daqueles campos em que a natureza ainda está bem integrada com as arquibancadas…
No site do pessoal do Jogos Perdidos existe um posto específico sobre o estádio, clique aqui para acessá-lo e ver outras informações e imagens como essa, da arquibancada interna (que acabei não fotografando…):
O mundo é enorme… As estradas estão aí!
APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!
]]>
SOU NASCIDO E CRIADO EM PIRAJU DESDE 1969, SOU APAIXONADO PELO PIRAJU FUTEBOL CLUBE DESDE QUANDO ASSISTIA AOS JOGOS NO ESTÁDIO MUNICIPAL GILBERTÃO ÁS VEZES PULANDO O MURO QUANDO CRIANÇA PARA PODER VER OS JOGADORES PIRAJUENSES EM CAMPO. O TEMPO PASSOU HOJE SOU TREINADOR DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS DE BASE EM PIRAJU, DESDE 1989, SOU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E NO ENTÃO ESPORTE CLUBE VITAL BRASIL ENCONTREI A FELICIDADE DE PODER TRABALHAR COM FUTEBOL E AINDA SONHO EM VER NOSSO AZULÃO PIRAJUENSE RETORNAR AOS GRAMADOS DO GILBERTÃO. FICA A DICA…
Prezado Paulo Sergio !
Nasci e me criei aí em Piraju. Vim morar em São Paulo desde 1966.
Quando vc fez o seu comentário acima, me vi agarrado no alambrado do campo assistindo aos jogos do Piraju F.C.
Tenho um desejo muito grande e gostaria de fazer-lhe uma sugestão. Gostaría muito de ter uma camisa do Azulão, com o aquele velho símbolo no peito. Pensei até em mandar confeccionar aqui em São Paulo, só que não tenho nenhuma pra modelo. Será que vc pode me ajudar ?
Tenho muitos parentes aí em Piraju e, de vez em quando estou aí matando a saudade.
ANGELO ROCHA
Angelo, tem uma empresa que relançou algumas camisas de times extintos, entre eles a do Piraju FC, confira em: http://www.sofutebolbrasil.com/produto/60387/carrinho.html
Adorei o site, meu tio foi técnico do Pirajuense o Prof Miguel Cáceres (miguelito) Ee meu pai jogou também ai o Manecão
Carlos, vc tem fotos da época? Me manda que eu posto lá!