Estádios do Noroeste Paulista – Parte 10: Santa Fé do Sul

Brasão da Estância Turística de Santa Fé do Sul
Estádio Municipal Evandro de Paula - Santa Fé do Sul
Estádio Municipal Evandro de Paula - Santa Fé do Sul

Sim, a estrada é longa, mas não tão deserta… Depois de tantas horas dirigindo, chegamos a uma das últimas cidades do estado de São Paulo na direção Noroeste, sentido Mato Grosso do Sul: falamos de Santa Fé do Sul, uma estância turística que é tão bacana e surpreendente quanto longe, estávamos a mais de 650 km de casa!

Santa Fé do Sul

A cidade possui uma população de pouco mais de 30 mil habitantes, que vivem bem por suas ruas largas, várias praças temáticas e monumentos que contam sua história e cultura em plena rua.

Santa Fé do Sul
Santa Fé do Sul

Pelo que pudemos ler, trata-se de uma cidade de clima quente, com sol na maior parte do ano, aumentando ainda mais a ideia de qualidade de vida e sossego do interior.

Santa Fé do Sul

Você pode passear pelo parque das Águas Claras, Mata dos Macacos, museu a céu aberto ou se divertir entre um barzinho e outro.

Estádio Municipal Evandro de Paula - Santa Fé do Sul

Ah, e claro, tem a igreja da cidade!

Santa Fé do Sul

Nosso objetivo era conhecer o estádio onde o time local mandava seus jogos: o Santa Fé F.C.:

Santa Fé Futebol Clube

O Santa Fé Futebol Clube atualmente está licenciado do futebol profissional, mas desde sua fundação, em 8 de março de 1966, até sua última participação (na 4a divisão de 1994) foram 15 participações no Campeonato Paulista de Futebol.
A partir de 1969, o time passou a disputar o futebol profissional disputando a série A3, com o time abaixo:

Ainda disputaria a A3 em 1970, 80, 81 e de 1988 a 1991. E no meio dessa aventura, ainda conseguiu disputar a série A2 de 1982 a 87. Em 1982 fez uma campanha histórica, chegando muito perto do acesso! Em um campeonato com uma fórmula bem maluca, jogou o primeiro turno em duas fases, onde o Santa Fé FC não se classificou para a decisão do turno:

Santa Fé FC - Campeonato Paulista - segunda divisão - 1982
Santa Fé FC - Campeonato Paulista - segunda divisão - 1982

O campeão do primeiro turno foi o AE Araçatuba. E o segundo turno também foi em duas fases:

Santa Fé FC - Campeonato Paulista - segunda divisão - 1982
Santa Fé FC - Campeonato Paulista - segunda divisão - 1982

A boa campanha fez com que o Santa Fé FC disputasse a decisão do turno com o Dracena

Série A2 - 1982

Passando pelo Dracena o Santa Fé FC conquistou o direito de disputar a decisão do grupo com o vencedor do primeiro turno (o Araçatuba). O vencedor iria para um quadrangular final de onde sairia o acesso à primeira divisão, mas infelizmente não deu pro time do Santa Fé

Santa Fé FC - 1982

Por fim, nos anos 90, o time aventurou-se com um novo distintivo e ainda jogou uma edição da 4a divisão paulista, em 94:

Santa Fe FC.png

Nesse tempo todo, mandou seus jogos no Estádio Municipal Evandro de Paula, que infelizmente não tem mais uma identificação visual que o caracterize…

Estádio Municipal Evandro de Paula - Santa Fé do Sul

Mas, o estádio segue vivo, firme e forte, vamos conhecê-lo melhor?

Suas arquibancadas têm capacidade para cerca de 3.500 torcedores.

Estádio Municipal Evandro de Paula - Santa Fé do Sul

O gramado está muito bem cuidado, para a alegria dos times amadores que utilizam o campo.

Estádio Municipal Evandro de Paula - Santa Fé do Sul

Ficamos orgulhosos em poder vivenciar alguns minutos nesse local que já gerou tanta energia e alegria para a população local.

Estádio Municipal Evandro de Paula - Santa Fé do Sul

Estádio Municipal Evandro de Paula - Santa Fé do Sul

Que as portas sigam abertas para os times, as torcidas….

Estádio Municipal Evandro de Paula - Santa Fé do Sul

E que as estradas também estejam prontas pra nós e sempre nos tragam novas amizades, experiências e permita dividir a felicidade que encontramos com aqueles que conhecemos!

ESTRADA

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

23 comentários em “Estádios do Noroeste Paulista – Parte 10: Santa Fé do Sul”

  1. Saudades!!!!!
    Quando tinha uns 12 anos de idade, assisti vários jogos do time do Santa Fé.
    Gostava de assistir quando era contra o Jalesense(Time da cidade de Jales).
    Abraço.

    1. Celso, bom dia! Se vc tiver alguma foto da época, mande e eu publico. Quanto mais documentada a história da cidade, do estádio e do time, maior é a certeza da sua permanência na lembrança.

  2. Olá gostaria de saber de saber dode teve algum jogador por nome de de Sabará conhecido como mãos de onça ele era goleiro…acho que por volta 1967

  3. Pessoal, trabalho com um amigo, o Pardal, ele fez parte do primeiro elenco profissional do Santa Fe, e sim, existiu o goleiro Sabará, assim como o Coca e o Oncinha, onde ambos a exemplos de varios jogadores, residem em Sta fe do sul, ha alguns anos no Tenis Clube da cidade, teve uma homenagem aos ex jogadores. vale lembrar que o uniforme mais tradicional da equipe, assim como seu símbolo, era a réplica do São Paulo Futebol Clube. Este simbolo com a raposa, só foi usado no ano de 94, onde tentaram dar nova roupagem ao clube. Saudades…

  4. Ola baos noticias, me chamo Lerivom Rodrigues sou gestor esportivo…e estamos estudando e pesquisando uma oportunidade de voltarmos a ter um clube profissional em Santa Fe do Sul, com gestão administrativa, foco na gestão de autossustentabilidade financeira e formação de base. Quem puder cooperar nos apoiando, estamos em contatos com autoridades empresários e pessoas do meio. Estudando a viabilidade.

  5. Vivi em Santa Fé do Sul até 1987. Acompanhei muitos jogos do Santa Fé. Lembro de muitos jogadores que passaram por lá, como o Coca, Buzo, Olésio, Cerezo,Donda, kojac, Claudair entre outros. Cheguei a estudar uma época no ieepim com o goleiro Oncinha.
    Posteriormente joguei futsal num time de professores aqui em Taboão da Serra, esse time tinha bastante gente de Santa Fé, inclusive o Claudair jogou com a gente e fomos campeões. Um abraço a todos!

  6. A cidade tinha uma excelente escolinha de futebol inclusive os treinos, coletivos, rachões, eram feitos no estádio Evandro de Paula, porém devido a problemas e uma condenação do ex treinador , “Licão” os treinos foram parando, saudades de jogar nesse estádio maravilhoso, inclusive das copas como a copa Maciel, joguei na época de 2002 a 2010

  7. Boa noite, eu também quando era garoto cansei de ver jogos do Santa Fé, me lembro que vendiam amendoim com casca, rsrsrs velhos tempos, e Olesio era craque, o Claudair era lateral direito? Um abraço …

  8. Eu morei na cidade de tres fronteiras ate o ano de 1978 o santa fé fc ja foi chamado de guarani eu me lembro e tinha camisas e calçaõ verde e naquela epoca eu me lembro do COCA,PARDAL,TITA,MAQUALÉ,VALMOR,MOACIR,GIBA,PITARO,O tecnico era o sr ALIPINHO uma vez veio jogar em SANTA FÉ o misto do CORINTHIANS e foi oito a zeo para o corinthians estadio lotado aquele dia deu uma chuva uma ventania a radio santa fé transmitindo muita saudades bons tempos abraços ao meu irmão BRUNO NILSEN

    1. opa,tbem fui neste jogo que vc menciona.tempo bom comer amendoim na arquibancada.Morei em Santa Fe até 1978,tenho algumas fotos do time do leite grosso,era o time na época que junto com o Palmeirinha levava o nome da cidade,viagens em cima de caminhão,,kkkkk
      Joguei com o Tita,Macale,Giba,Coca,Valmor, goleiro Pompeia,
      Lembro do “PITARÃO” ,campeonato que movimentava os domingos de futebol na região. Sr. Alipio ,da casa de peças era o porta voz e seus gemeos. Muitas lembranças.
      Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *